Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Primavera, nos meses de Março, Abril e Maio, foi muito quente e muito seca em Portugal Continental, tendo a temperatura média no trimestre atingido 15.64°C, superior em +2,04°C ao valor normal. Esta foi mesmo a 3ª Primavera mais quente desde 1931, depois de 1997 (16,47°C) e 2011 (15,85°C), anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O valor médio da temperatura máxima do ar, de 22,04°C, foi o 2º mais alto desde 1931, com uma anomalia de +5,09°C (valor mais alto em 1997, 22,48°C); e o valor médio da temperatura mínima do ar, de 9,24°C, foi superior ao valor normal em 0,75°C.

Nos três meses de Primavera, o valor médio observado de precipitação foi de 158,9 milímetros, o que, segundo o IPMA, corresponde a 75 % do valor normal. Valores da quantidade de precipitação inferiores ocorreram em 20% dos anos desde 1931.

Nesta Primavera, houve ainda valores altos da temperatura do ar em Março: nos dias 9 e 10, os valores de temperatura máxima igualaram ou ultrapassaram os anteriores maiores valores para o mês, em alguns locais das regiões do interior Norte e Centro;

Em Abril, o tempo foi «excecionalmente quente». Segundo o IPMA, os valores da temperatura, em particular da temperatura máxima, foram muito superiores aos respetivos valores médios e muito superiores aos correspondentes valores do percentil 90.

Registaram-se ainda desvios dos valores da temperatura máxima em relação aos valores médios superiores a 10 °C, em grande parte do território (exceto no Algarve) e em quase todos os dias; os maiores desvios, superiores a 13 °C, ocorreram, em geral, nos dias 10 a 12.

Houve também diversas ondas de calor. Em Abril, a onda de calor teve grande extensão espacial, chegando a «quase todo o território», mas também temporal, tendo sido superior a 20 dias nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco. O IPMA diz mesmo que esta «pode ser considerada a mais significativa observada em Abril desde 1941».

Em Maio (dias 20 a 27), houve nova onda de calor nas regiões do interior Norte e Centro e Alentejo, com duração de 6 a 8 dias.
Curiosamente, e em sentido inverso, também se registou queda de neve, no período 23 a 27 de Março nas terras altas, atingindo cotas baixas, 400 a 500 metros de altitude, no interior Norte.

Na Primavera, manteve-se também a seca meteorológica. Em Abril, houve um aumento significativo da área em situação de seca, em particular nas regiões do Norte e Centro. De tal modo que, a 30 de Abril, cerca de 96% do território estava em seca fraca a moderada.

Em Maio, verificou-se o desagravamento na região Noroeste do território e um agravamento na região Sul. Por isso, a 31 Maio, cerca de 70% do território estava na classe de seca moderada.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Temperatura atinge 42,7ºC no Sítio das Fontes e bate recorde

42,7 graus. Foi esta a temperatura que ontem, 14 de Julho, às 13h00, foi

Sul Informação

Início de Junho teve temperaturas «muito superiores» ao normal e o calor ainda vai apertar

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima,

Sul Informação

Meteorologia prevê temperaturas de mais de 40ºC pelo menos até domingo

As temperaturas máximas a partir de amanhã e pelo menos até domingo, dia 18,