Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

secaO Sotavento Algarvio é a única zona do país que estava, a 16 de Setembro, em situação de seca extrema, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, em 16 de setembro, 15% do território estava em situação de chuva fraca a normal, 37% em situação de seca fraca a moderada e 47% do território estava em situação de seca severa e apenas cerca de 1% (Sotavento Algarvio) em seca  extrema.

Segundo o IPMA, de 1 a 16 de Setembro, o valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental foi de 46.4 milímetros (mm), o que corresponde já a um valor ligeiramente acima do valor normal do mês (42.1 mm).

Os maiores valores, muito superiores aos valores médios, ocorreram a norte do Mondego, tendo o valor mais alto ocorreu em Cabril, com 194.7 mm.

Em termos de percentagem em relação à média, os valores foram superiores ao normal na região Norte e grande parte da região Centro, e inferiores nas restantes regiões, sendo mesmo inferiores a 25% em quase todo o Baixo Alentejo e Algarve.

Os valores da quantidade de precipitação ocorridos em 24 horas (das 09h00 UTC do dia 15 às 09h00 UTC  do dia 16) são superiores em 1, 5 a 2 vezes aos valores médios do mês de Setembro e representam, para as regiões do Norte e Centro, entre 70 e 90% do total de precipitação nestes 16 dias.

Em consequência e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, o IPMA revela que «houve um desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica (iniciada em março 2015), tendo mesmo terminado a situação de seca na região noroeste do território».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primavera foi muito quente e muito seca em Portugal Continental

A Primavera, nos meses de Março, Abril e Maio, foi muito quente e muito

Sul Informação

Início de Junho teve temperaturas «muito superiores» ao normal e o calor ainda vai apertar

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima,

Sul Informação

Meteorologia prevê temperaturas de mais de 40ºC pelo menos até domingo

As temperaturas máximas a partir de amanhã e pelo menos até domingo, dia 18,